sexta-feira, 18 de abril de 2014

Os Vikings

Heey todo mundo!!!
Lembram que em um post de Viagem dos Sonhos da Irlanda, eu fiquei de boca aberta porque descobri que os Vikings não eram apenas lenda? Então,  eu vim pra contar a história deles.



Por pelo menos 1.400 anos, até o século IX, a civilização da Irlanda permaneceram uniformemente Celt . Em seguida , no ano de 795, veio o primeiro dos ataques vikings, em Lambay Island em Dublin Bay . Este foi o começo de mais de dois séculos de ataque e invasão que teve um efeito devastador sobre a Irlanda, e nos mosteiros irlandeses em particular." Viking " (do vikingr nórdico antigo ) significa " mar - rover " ou "pirata" , e isso é precisamente o que essas pessoas eram . Etnicamente , eram Teutões, dinamarqueses , suecos e noruegueses agricultores , pescadores e comerciantes - mar, que foram forçados para o mar aberto em busca de uma vida pela população sobre a escassez de terra arável. A partir do século VIII, suas incursões saqueando aterrorizou grande parte do mundo conhecido, chegando até a América, Norte da África e Constantinopla.


 Na Irlanda, os analistas distinguidos dois grupos entre os vikings que invadem o Lochlainn ou noruegueses , e o Danair , ou dinamarqueses , os noruegueses sendo descritos como justos, o dinamarquês como escuro. Inicialmente, os noruegueses dominado, seus ataques eram esporádicos e não sistemático . De cerca de 830, no entanto, uma nova fase de ataques em larga escala , envolvendo o uso de frotas de longas - navios, começou, e os Vikings penetraram profundamente no interior através do uso de rios e lagos. Atraídos pela riqueza dos mosteiros e igrejas , saquearam-nos  de forma constante. A partir desta data o primeiro período dos Vikings povoados fortificados . Em 852, os dinamarqueses tomaram o controle de um desses assentamentos, os militares e comércio cargo de Dublin , dos noruegueses, sob seu rei Olaf (em irlandês Amlaoimh), e fundou o reino dinamarquês de Dublin que era para durar 300 anos, até a vinda do anglo-normandos .Para os próximos 100 anos, até meados do século X, os vikings consolidaram e ampliaram o seu poder através de agressão incessante. De cerca de 950 em diante, no entanto, a leste de Clare Gaelic  começou a sua ascensão ao poder, capturando primeiro a realeza de Munster da Eoganachta e então, com Brian Boru , tendo a alta realeza da Irlanda do Ui Neill em
1002. Brian fundido as forças Gaelic díspares em um único exército confederado, e derrotou o poder combinado das forças norueguesas e dinamarquesas na batalha de Clontarf em 23 de abril 1014, quebrando o poder dos Vikings permanentemente.

 
 
Apesar de seu poder político, declinou-se rapidamente após isso, como um povo os vikings foram logo completamente absorvidos pela vida religiosa e política do país, adotando a língua irlandesa e costumes irlandeses, casando e se misturando . Muitos sobrenomes irlandeses modernos podem refletir isso, como McLoughlin (Mac Lochlainn ) e McIvor (Mac Iomhair ), por exemplo, decorrente de uma combinação do patronímico gaélico com um nome pessoal nórdica. Para eles também, nós devemos tudo as primeiras cidades do país : Dublin, Wexford, Waterford, Cork e Limerick. Tudo começou com assentamentos vikings, e mesmo após a sua absorção pela cultura gaélica, os interesses comerciais dos recém-chegados os manteve centrado em nessas áreas.

Onde vimos Vikings?








Eu preferia ficar sem saber dessa história triste, de guerras. Os ruivos são todos descendentes de Vikings, sabiam? Será que lá na Irlanda tem muitos? Eu acho tão fofo :3

Bom, foi isso gente, espero que tenham curtido conhecer mais uma história, mil beijinhos pink.
~xoxo

 



Um comentário: