sábado, 18 de abril de 2020

Relacionamento abusivo


O assunto desse post, é um tanto quanto delicado, porém necessário.

Primeiramente gostaria de dizer, que esse é um alerta a todas as meninas e a todas as mulheres, que SIM relacionamento abusivo EXISTE, é mais comum do que podemos imaginar e NÃO, não é somente violência física pois entra também na violência verbal e principalmente psicológica.

Para iniciar um relacionamento você precisa estar 100% bem e principalmente se amar, se começar de outra forma, é bem difícil de dar certo. Se você se ama em primeiro lugar, tem suas prioridades bem definidas, sabe até onde pode ir pela sua criação, tem muito bem pontuado o que é certo e errado pra você e não vai pela cabeça dos outros, só assim você consegue entrar num relacionamento mantendo os pés no chão. Sabendo disso, ao primeiro sinal de desvio de caráter do parceiro ou atitude duvidosa, você já pula fora do barco antes de ficar pra ver afundar e ir parar no fundo do mar junto. 

Muitas pessoas se tornam escravas do amor e se anulam para fazer dar certo, insistem em remar contra a maré, ficam naquelas de que "A esperança é a última que morre". Gata, para que isso não existe. 
Posso te falar com propriedade que no começo você realmente pode estar com todo o gás em ser a melhor namorada do mundo, pode estar tudo bem renunciar seus direitos básicos da relação, pode se esforçar para demonstrar todo seu amor, tratando o cara como um príncipe. Mas sabia que uma hora isso cansa? Seja no primeiro, ou no terceiro ano, mas isso cansa. Vai acabando aos poucos com seu psicológico. E isso desaba quando vocês começam a dividir o mesmo teto.

Uma hora ou outra vai se pegar pensando "Porque eu fico fazendo esses mimos, se não muda nada? Já que ele não faz, não vou fazer também!".
Aí beleza, você para de fazer as coisas que cortava um dobrado, só para agradar e as coisas na casa já vão mudar, afinal não tem um de vocês floreando tudo, tentando deixar o clima mais leve.

Antes, você adorava passar um pano para todas as frases machistas e injustiças que o outro cometia. Porém agora, você começa a deixar bem claro o quanto é errado, o que resulta em quê? Brigas!

Claro que antes não tinham brigas, antes ele mandava, você obedecia. Aquela tão conhecida lente da paixão, que quando não temos amor próprio, fazemos diminuir a um grão de areia os defeitos e exaltamos as qualidades. A gente muda a nossa própria opinião só para se encaixar na dele e evitar as brigas.

Agora que as brigas começam a vir à tona, eu te pergunto, qual o primeiro ponto de uma pessoa abusiva? Ela nunca está disposta a renunciar a vontade dela. Sempre foi você que renunciou e agora que cobra isso do parceiro, você fica pasma, porque ele dá mil e uma explicações do porque a forma dele pensar está certa e a sua não. Toda vez é assim ou pelo menos na maioria das vezes, você está errada. Se você acha algo suspeito, ele te tira de louca, essa é a palavra que os homens usam para desestabilizar a mulher e fazer com que a palavra dela valha menos que a dele.

E assim vai começando, em pequenos detalhes vão se perdendo sua singularidade, sua personalidade, seus sonhos.

De repente você não pode sair com a roupa que você gosta, não pode dançar o que sempre dançava, não pode sair com as suas amigas, não pode ter amigos do sexo oposto (nem pensar). Você se torna alvo de desconfiança mesmo sem nunca ter dado razão para isso. 

O pior disso tudo? A vítima também se torna abusiva pois é única forma de defesa. Quantas conversas no seu Whats APP você já não precisou abrir para comprovar algo? Então você exige a mesma coisa. Daqui a pouco, um tem o celular do outro, senhas, e a privacidade foi por água abaixo.

E ainda acontece às vezes de achar algo errado, fotos e conversas comprometedoras, mas como foi dito lá em cima, você é louca, está vendo coisas que não existem. 

Quando você vê, já tem até medo de contar algo para seu parceiro... Igual quando tinha 8 anos e tirou nota baixa na escola. O mesmo medo de contar para os seus pais, é esse o seu medo de contar que comprou sei lá, uma barra de chocolate na padaria porque tinha vontade.

Você pega a pessoa em várias mentiras, como confiar que o restante é verdade? As brigas, as cobranças para o que é certo (justiça e direitos iguais) vão desgastando o relacionamento, até que se torna insuportável a convivência e aí estoura para os dois lados. Seja com discussão de gritaria e xingamento, ou com violência.

Então amiga, não deixe chegar nesse nível. Preste bem atenção nos sinais, no começo, observe tudo no namoro, aumente as lentes para os defeitos e diminua para as qualidades enquanto você namora, não espere casar para trocar tardiamente. No casamento que você precisaria enxegar apenas as qualidades, pois os defeitos já conhecia de cór e salteado.

Que a pessoa tenha 10 defeitos suportáveis para você, do que apenas 1 que você ODEIA. Faz sua pesquisa de campo... Por exemplo, quando a gente procura emprego, o que a empresa pede? Seu currículo, certo? Com quais informações? TODA sua bagagem. Querem saber onde estudou, onde trabalhou, por quanto tempo, porque saiu, seus objetivos, porque deveriam te contratar. Isso que essa empresa pode te demitir a qualquer hora, mesmo assim eles procuram todas as suas informações. 

Imagine então alguém que você escolhe para passar a vida ao seu lado? Porque a gente não busca saber tudo sobre a pessoa? Pense bem nisso. E acima de tudo, tenha amor próprio, não deixe que alguém te diminua e muito menos abandone suas convicções, sonhos ou até mesmo caráter para agradar alguém.

É isso pessoal, se vocês acham que estão entrando numa furada, caia fora! E se você já está... Corre que é cilada, bino.

No próximo post darei dicas de como saber se o crush, boy magia, é o cara certo para você.

~XOXO


Nenhum comentário:

Postar um comentário