segunda-feira, 26 de maio de 2014

Curiosidades: Pop Art e Kitsch

Heey todo mundo!!!
 
 
Quem aí não ama Pop Art? Segundo as minhas pesquisas sobre Pop Art (ou Arte pop), foi um movimento artístico que se desenvolveu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Foi na verdade uma reação artística ao movimento do expressionismo abstrato das décadas de 1940 e 1950.  O Pop Art Procurava a estética das massas, tentando achar a definição do que seria a cultura pop, aproximando-se do que costuma chamar de Kitsch. Ok, até agora não falei nada que vocês não saibam HAHA
 
O termo "Kitsch" é usado para definir algo de extremo mau gosto. Sempre no sentido de descrever um trabalho pretensioso, barato, feio ou que transmita algum sentimentalismo. O estilo floresceu desde a rejeição da arte moderna por alguns designers na década de 60.  Dá uma olhada nos Kitsch pra entender melhor:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Os materiais mais usados pelos artistas do pop art eram derivados das novas tecnologias que surgiram em meados do século XX. Goma espuma, poliéster e acrílico foram muito usados pelos artistas plásticos deste movimento.
O pop art exerce uma grande influência no mundo artístico e cultural das épocas atuais. Influencia também o grafismo e os desenhos relacionados à  MODA <3 
 
 
 
 
 
Eu amei tanto a imagem a seguir que estou pensando: "Melhor eu colocar ela de estampa em uma camiseta logo" KKK
 
 
Seus principais artistas foram:
Andy Warhol: maior representante da Pop Art. Além de pintor foi também cineasta.
Peter Blake: foi o criador da capa do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. Wayne Thiebaud: pintor norte-americano que se destacou na criação de obras com teor humorístico e nostálgico. 
Roy Lichtenstein: pintor norte-americano que trabalhou muito com HQs (histórias em quadrinhos), criticando a cultura de massas.
Jasper Johns: pintor norte-americano cuja obra principal foi Flag (Bandeira) de 1954.
Romero Britto: é considerado um ícone da cultura pop, tem criado obras-primas que invocam o espírito de esperança e transmitem uma sensação de aconchego, colecionadores e admiradores a chamam de “arte da cura”. Britto tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes e em mais de 100 galerias no mundo.
 
 
Uma das principais características da pop arte era a crítica irônica que fazia a sociedade, por meio dos objetos de consumo. Temas da publicidade, quadrinhos, ilustrações entre outros, eram constantemente utilizados como inspiração para compor sua trajetória no mundo das artes.
O Pop arte continua atual e é um recurso muito utilizado em publicidade, como foi na campanha do Barack Obama que obteve grande impacto na sociedade.
 
Impossível mostrar Pop Art sem Marilyn, não é mesmo?
 
 


Fontes:

 
 
É isso aí meninas, espero que tenham entendido por que eu amo moda e Arte Pop tem uma grande influência nela. Para entendermos uma tendência, precisamos conhecer muito bem seus antepassados e fazer parte dos "Bastidores", não simplesmente usar.
~xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário