sábado, 26 de abril de 2014

Emagrecendo em 3,2,1


Hey todo mundo!!!
 
Um recadinho pra vcs:
 Voltei, gente meu computador quebrou L Então já sabem no que deu, né? Eu estava morrendo de saudades do meu cantinho! Meu blog ainda não é reconhecido, más é o meu lugar, onde eu me sinto bem. Por que é incrível saber que eu tenho bastantes visualizações, pra muitas pessoas pode ser pouco, mas para mim... Eu penso em cada pessoinha, de qualquer lugar do mundo, aí do outro lado, lendo. Estou cheia de idéias para posts e vou tentar me dedicar mais. Espero que de tudo certo. Quando eu faço, faço com amor e carinho. Pensando em outras garotas, como eu, ou com mesmos interesses que estão lendo isso por acaso. Aliás, hoje é diferente! Pode compartilhar, por que esse post É unissex!

Então, mas vamos ao que interessa realmente? O post de hoje, eu na verdade vou falar sobre mais que um assunto apenas, no entanto serão todos paralelos ao assunto. Pois bem, o assunto principal é “Emagrecer com saúde”. Antes eu quero explicar algumas coisinhas, contar experiências própria ou de pessoas próximas a mim.

Primeiramente vou falar sobre Compulsão Alimentar, não vou copiar de nenhum site, ou do Wikipédia.

OBS. Vou explicar com as minhas próprias palavras, até por que, para pessoas novinhas e tals, acredito que vai ser mais fácil entender. Vou tentar explicar ao máximo, vou tentar “Banir” palavras de difícil entendimento, afinal esse é um assunto muito importante, e atinge muitas pessoas, que podem ou não ainda ter dúvidas, não gosto de fazer um post com muito texto, por que na minha opinião isso tira a atenção das pessoas, más peço desculpas por que nessa situação será inevitável.
 





Compulsão Alimentar

É quando uma pessoa come toda hora. Mesmo estando satisfeito, sem fome ou qualquer coisa do tipo. Por exemplo: Toda vez que você passa na cozinha, você não consegue evitar, simplesmente vai lá e come. Se isso acontece com você cuidado! Ou então você ta assistindo tv e está lá muito intertida... Até entrar no comercial, você vai na cozinha abre os armários, a geladeira e não tem nada pra comer, más você fica procurando até perceber que o seu programa, série, em fim, até perceber que o quê você estava assistindo voltou a passar, más...

No outro comercial, mesmo sabendo que não tem nenhum alimento que lhe chame a atenção, você se levanta e vai em busca dos armários, abre a bendita geladeira e não se cansa de ver que não tem nada. Então não contente, espera o programa acabar e nessas horas, vira uma chef de mão cheia! Aproveita qualquer coisinha ali, coloca a cabeça pra funcionar e logo inventa uma moda. O que não pode é ficar sem comer.

Sei bem disso, não estou falando coisas sem noção, falo por experiência própria.


 Agora se isso nunca aconteceu com você, se você acha que isso é um absurdo de exagero, fica calmo por que você não está nesse meio. Mas toma cuidado por que isso não é razão para exagerar nos comes e bebes, isso acontece de pouquinho me pouquinho. A maioria das pessoas adora pesquisar dietas milagrosas, sopa do Japão, da Índia, ervas que fazem milagres, mas atenção! Nada disso é verdade, pare pra pensar: Não é que seja difícil emagrecer, mas da mesma forma que ninguém engorda da noite pro dia, não dá pra emagrecer também. Quero dizer, até que dá, mas não de maneira saudável.

Não adianta você dizer “Más Mia, nada haver isso...” Por que estou falando a verdade, você não extrapola no café da manhã, almoço e janta de domingo, e acorda na segunda-feira pesando 10, 20 kg a mais. Más se você comer sempre muito, seu estômago vai esticando, laceando, a barriga vai crescendo e você automaticamente engordando. Más assim como leva tempo para emagrecer, leva tempo pra engordar. Tá certo que engordar é uma experiência muito saborosa e maravilhosa. Mas até que ponto? Até você estar pesando mais de 70 kg? Até ter uma diabete? Pressão alta? Colesterol alto? São inúmeros os problemas que colocam sua saúde em risco.

Você pode dar uma escapadinha ou outra na semana, mas tenha certeza de que pode se controlar e não abusar.

O que rolou comigo? Eu digo que não tenho tendência a engordar, por que a família do meu pai inteira é magra, mas não aquele magro comum, só algumas exceções, minhas tias são magérrimas!!! Por parte de mãe, são mais cheinhos, não chega a ser gordo, são elegantes, tem corpão. Até 2010, eu era uma vara-pau, é sério! Eu pesava 42kg, e tinha 1,65 de altura.
 
 
A foto acima é de 2010, abaixo 2011:
 



 Meu avô veio a falecer, ele era uma das pessoas mais importantes pra mim e nesse momento, era como se meu chão tivesse partido, meu céu desabado, e um buraco no meu coração aberto.
Me vinha todas as memórias na cabeça, por algum motivo “Chocolate e sorvete” eram pra mim, a minha única solução, uma forma de me desligar do mundo. As pessoas me diziam que sentiam muito, e que sabiam por o que eu estava passando. Mentira, isso me deixava apenas mais inquieta, odiava ouvir isso. Não adianta dizer que sabe, por que não sabe, ninguém sabe. Você não sabe até o momento em que acontece com você, cada pessoa pensa diferente, reage diferente. O que é grandioso e importante pra mim, pode ser pouca coisa pra você. Eu não sabia o que fazer, comecei comendo apenas doces, más hoje... Tudo está incluso. Até tento me segurar, mais quem sofre disso, sabe como é.

Em 2011, eu tive sérios problemas na escola. Aqui em casa minha mãe sempre me educou muito bem, sempre contava histórias da bíblia pra mim e dizia a importância de obedecer. Eu vi pela 1ª vez uma menina arregaçar outra, essa outra garota perdeu todos os dentes na calçada, e o povo só olhava, gritava querendo mais e ria. Eu fiquei horrorizada, é sério eu era tão inocente, claro que sempre ouvi dizer de coisas ruins que rolavam por aí no jornal, más pra mim era diferente, por que eu achava aquilo raridade.

Quase toda semana tinha briga fora da escola, já tiveram brigas de armas de fogo, mas graças a Deus não usaram. Mas naquele dia muita gente foi internada, o namorado da minha amiga levou eu sei lá quantos pontos, foi briga com tacos de Beisebol. Então uma menina arrumou briga comigo, eu era do tipo daquela pessoa otária que não falava  mal de ninguém e levava desaforo pra casa (Tão diferente de hoje em dia haha), aquela menina aprontou poucas e boas comigo e toda vez que eu me perguntava se estava fazendo a coisa certa, por que muitos dos que diziam ser meus amigos riam de mim, eu lembrava que Jesus disse em algum lugar da bíblia, em algum daqueles versículos que minha mãe lia constantemente pra mim, que se alguém te batesse, era pra dar a outra face. Pena que ninguém me avisou que isso não dá muito certo nos dias de hoje.  

Bom, as pessoas perceberam que eu era fraca e indefesa. E não demorou muito para muita gente vir me encher o saco. Minha melhor amiga, foi a única entre uns 20 dos meus “amigos consideráveis” (Só que não) que me defendeu, ela era do tipo: Se você vier pra cima de mim, eu posso apanhar, más eu acabo com a sua raça.  Graças a isso, as coisas se acalmaram um pouco.
 Más as meninas eram tão ridículas que não eram mulher o bastante pra vir sozinha. Mais de 40 pessoas foram na frente da casa da minha amiga, e ela me ligou desesperada. Eu não sabia o que fazer, mesmo morando num condomínio (haha tava protegida), coloquei meus bichinhos pra dentro de casa, tranquei tudo e não largava do telefone, tava tentando confortar minha amiga de algum jeito.

Agente conseguiu ligar pra mãe dela. Ela teve que sair do serviço e veio furiosa, ela arrastou a minha bff pra delegacia e fez Boletim de Ocorrência. As meninas ainda ficaram zoando agente, chamando de filhas da mamãe, reclamaram do BO (vê se eu mereço). E todos ainda me zoando por não revidar em brigas. Alguns meses depois, minha vizinha (uma das pessoas que contribuíram pra isso), levou o troco. E nem eu nem a Brubs tivemos haver com isso. 3 escolas se juntaram aqui na frente do meu condomínio querendo bater nela. Então se fosse pra fazer de novo, eu faria igual, por que eu tive fé e nada de ruim me aconteceu.
 



No entanto, serviu apenas para desencadear minha compulsão, eu tinha medo de sair de casa, tinha medo de estar na escola, minhas noites passaram a ser “O terror” e eu me sentia sozinha, sem propósito, a solução pra isso era comida.
Junho de 2012, eu estava com 1,66 de altura e pesando 70 kg, isso mesmo, 70. Eu entrei na academia, que de nada adiantava, por que eu não tinha bons hábitos alimentares. Então virei melhor amiga de Ana e Mia!

Ana& Mia – Pra quem não sabe Ana é anorexia e Mia, é bulimia. 1 mês e foi o suficiente, um exegero... de 70, fui pra 59 kg, eu fazia dieta de Lf, e muito mais de NF. Não demorou muito pra minha saúde pedir socorro. Eu fui internada, e eu não contava de jeito nenhum o que tinha me causado aquilo. Tive que fazer vários exames, mas não me entreguei. Fui obrigada a comer e não colocar pra fora, por que por eu ser de menor, meu pai ou minha mãe tinha que ficar de acompanhante. Tive que ficar tomando soro e remédios na veia. No entanto o remédio era tão forte que era como seu eu sentisse o sabor horrível na minha boca, era pior que dipirona.

Fiquei 1 semana no máximo, e tive alta, então eu sai de lá com 63 Kg. Parei de fazer academia, por que estava sem motivação para absolutamente nada. Voltei com a minha compulsão exagerada, e estou eu aqui, com 65 kg, ou 67 ... sei lá. 

Emagrecer com saúde não é fácil, você precisa de lutar. E quem já passou por situações como as minhas, tem que permanecer forte. Eu também tive AM, más prefiro não dizer o que é, tenho minhas recaídas quanto a isso, más ninguém é perfeito, e apenas que faz isso sabe do que estou falando.

Depois de eu explicar tudo isso, agora você está esperto(a), sabe que nem sempre o caminho mais fácil, é o melhor. Se você quer emagrecer com saúde, você precisa ter paciência, precisa ser guerreiro, não apenas para emagrecer, más pra daqui muitos anos você estar em boa forma. Você é o que você come, seus atos de hoje, vão fazer a diferença, seja no futuro próximo, ou distante. Como minha professora da 3ª série dizia: Você não pode plantar cenouras e colher morangos.

Eu pesquisei bastante, falei com o nutricionista, e tirei as melhores coisas pra ensinar a vocês! Eu vou começar a seguir tudo isso que eu vou contar á partir de hoje, e todo mês vou contar em um post quais estão sendo os meus benefícios, até eu estar contente com o resultado. Então chega de papo, vamos lá?!

Diquinhas da Mia:

Primeiramente um chá para os compulsivos terem uma ajudinha, vai controlar a compulsividade e consecultivamente ajudar a emagrecer. (Más não se iluda, nada de perder 10 kg em uma semana, apenas vai te ajudar)
Você vai precisar de: 1L de água fervida  + Ervas= Java, Garcínia, hibisco, mulungú, passiflora, dente-de-leão e a erva de São João.
Como fazer? Você vai colocar na água bem fervida 1 punhado de mão de cada erva. Tampe o recipiente e desligue o fogo. Após 20 minutinhos, coe.
Quantidade: Tome 1 xícara, 5 vezes por dia, durante 45 dias e veja o resultado.

É muito importante que o ser humano tome no mínimo 2L de água por dia e tem que reduzir a quantidade de sal na comida;
Comer alimentos ricos em fibras solúveis, ficar longe de doces e beber leite de soja;
Uma boa caminhada ajuda, Você vai ter uma ocupação e vai pensar menos em comida, e se sentir vontade de comer fora do horário, vai se sentir culpada;

Não tem tempo para caminhada? Trabalha ou estuda muito? Faz os dois juntos? Problema resolvido!
Adote alguns novos hábitos, acredite pequenas mudanças, fazem uma super diferença, aí vão mais algumas diquinhas: Vá a pé a padaria ou a banca de jornal. Levante-se da cadeira durante o trabalho ou na frente do computador pra pegar alguma coisa, ao invés de usar as rodinhas. Passeie com os cachorros e brinque com crianças. Se andar de Ônibus, que tal descer um ponto antes e ir a pé? Esqueça o elevador ou escadas rolantes e vá de escada comum. Ao invés de sair pra jantar, por que não sair pra dançar (E muuuuito)? Evite ficar parado o máximo de tempo que puder.
Fluoxetina – Um remedia para diminuir as crises de compulsão;
Você tem que comer devagar, sentir bem o sabor,comer sempre em pequenas porções, nada de fritura, heim?! Opte pelos grelhados.
Evite ver seu peso frequentemente, estimule uma data para ver o efeito de suas mudanças, antes disso... Nem pensar em dar uma espiadinha na balança da farmácia;
Frutas vermelhas são uma ótima pedida, pois essa cor tem substância antioxidantes que ajudam a renovar as células e acelerar a queima de gorduras;
No almoço é bom priorizar verduras e legumes;
Fazer Ioga é ótimo tanto para os seus reflexos corporais, quanto pro cérebro. Te ajuda a ficar Zen, depois daquele dia exaustivo, ou antes dele prate deixar bem animada e de bem com a vida;
Troque seu jantar pesado por um leve, como sopa e alface de vez em quando;
O melhor a fazer é se ligar com a equipe: Nutricionista, consultor técnico, fisioterapeuta e Personal Trainer.
Fazer 6 refeições ao dia, vai te manter com uma sensação de satisfeita, más atenção as porções devem ser mínimas;
Refrigerante? Nem pensar, deve ser substituído por água ou sucos naturais (nada de suquinhos de pó solúvel, viu galera?)
É bom comer a salada antes da refeição em si, pois o cérebro demora a receber o comando de saciedade, então quando Você for comer os “alimentos calóricos”, não vai exagerar;
Pousar o garfo a cada garfada que você ingerir;
Sobremesas? Apenas coisas saudáveis, como frutas por exemplo;
Anotar tudo o que come, vai te ajudar a ter noção das calorias ingeridas;
Seja exigente com o seu cardápio, varie e coma apenas do que você gosta;
Não pule nenhuma refeição, isso é de extrema importância;
Tente se manter sempre ocupada ou perto daqueles familiares que adoram te deixar constrangido (a), sabe?
Nada de beliscar aqui ou ali, mantenha se forte.

Essas são as dicas que eu tenho pra dar, sei que todos passam por problemas, más temos que soluciona-los. Lembre-se:
“Todos caem, mais só os fracos permanecem no chão.” –Bob Marley

Á seguir uma dietinha básica, é a que o meu nutricionista me passou:

CAFÉ DA MANHÃ

Leite (com adoçante)
Manteiga
Pão

Medidas caseiras – 1 copo/ 1 colher de café/ 1 fatia
Substituições permitidas: Chá/Café, margarina, 2 bolachas de água e sal ou 2 torradas

ALMOÇO

Arroz
Feijão
Carne ou Ovo/Legumes

Medidas caseiras – 2 colheres (sopa), 1 porção média, 1 ovo, 1 pires de chá;
Substituições permitidas – Chuchu/ vagem/ couve/ couve flor/ batata/ cenoura/ brócoli/ beterraba/ berinjela/ abobrinha;

JANTAR

Alface
Tomate
Óleo
Fruta

Medidas caseiras – 6 folhas de alface/ 1 ½ de tomate de tamanho médio/ 1 colher de sopa/ 1 fruta pequena
Substituições permitidas – Milho ou soja/ Maçã/ Pêra/ ½ Mamão Papaya/ Banana;

É isso espero que tenham gostado, se você curtiu se inscreve no blog, por que vem mais por aí. Se tiver alguma dúvida deixa nos comentários, um SUPER MEGA BEIJO pra você! Xxx

PS. Frase do dia: “Stay strong”
                             “Fique forte” by. Demi Lovato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário